América Latina

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quarta-feira, 1 de junho de 2011

ECONOMIA CULTURAL DA AMERICA LATINA

A economia criativa e a economia social da cultura

As drásticas mudanças de orientação no Ministério da Cultura têm tido um sentido definido: elas buscam fortalecer uma visão convencional das indústrias da cultura, também chamadas de indústrias criativas. A adoção em todo mundo de políticas voltadas ao fortalecimento das indústrias criativas é um processo recente, dos últimos quinze anos, que adveio da percepção dos gestores públicos de que a cultura é parte importante da nova economia (da informação ou do conhecimento) e de que, nesta condição, ela se qualificava a receber maior atenção do poder público. Assim, a política cultural passou a ser vista como uma parte componente da política industrial o que, por um lado, aumentou o seu status entre as políticas públicas, mas, por outro, a colocou sob o risco de comprometer as especificidades da cultura ao submetê-la aos ditames do desenvolvimento econômico.
FONTE:
http://www.gpopai.org/ortellado/2011/04/a-economia-criativa-e-a-economia-social-da-cultura/

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